A orelha de abano, também chamada de orelha proeminente é uma deformidade congênita (desde o nascimento), frequente, de característica familiar e geralmente é bilateral.
As orelhas de abano se distanciam do crânio, devido ao apagamento parcial ou total de uma dobra da cartilagem (a antihelice) e do aumento da cartilagem conchal.
Embora não exista alteração de função, suas deformidades podem provocar distúrbios psicossociais principalmente na infância, o famoso “bullying”.
A Otoplastia pode ser realizada a partir dos 5 a 6 anos de idade, ou quando a cartilagem da orelha é estável para a realização do procedimento cirúrgico de correção. Sendo importante a criança não se mostrar contrária ao procedimento cirúrgico, para não ocasionar traumas futuros e assim minimizar recidivas.
O procedimento cirúrgico é realizado em ambiente hospitalar, quando for criança optamos pela anestesia geral e adolescentes, adultos pela sedação associada a anestesia local. Quando é realizada a anestesia geral a alta hospitalar será no outro dia e quando realizado sedação + anestesia local a alta é realizada no mesmo dia.
O paciente usará uma faixa específica (semelhante a faixa de tenista) para a cirurgia de Otoplastia, 24h por dia nos primeiros 30 dias e nos 30 dias subsequentes usará para dormir por mais 1 mês (totalizando 60 dias) . A faixa servirá para a proteção das orelhas, ajudando na redução do inchaço (edema) e na cicatrização. Não poderá dormir de lado por um período de 30 dias, para não causar traumas ou até mesmo recidivas nas orelhas operadas.
Adultos também pode realizar a otoplastia e se beneficiar com a correção, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face, melhorando a sua autoestima.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, estamos à disposição.