Abdominoplastia e o pós-operatório

A Abdominoplastia ou Dermolipectomia abdominal é um dos procedimentos na cirurgia plástica mais realizados. A importância de um pós-operatório adequado é de suma importância para o resultado final.

O paciente deve estar consciente da necessidade de seguir as orientações de seu médico e realizar a adesão das mesmas, para que se evitem complicações decorrentes de um pós-operatório inadequado, como por exemplo a abertura dos pontos.

O pós-operatório da abdominoplastia requer em torno de 10 dias iniciais de repouso ou mais conforme a avaliação do seu médico, com deambulação diária em posição curvada, tronco flexionado com as mãos alcançando em torno da altura dos joelhos por volta de 15 a 20 dias . O paciente receberá orientações posturais específicas para quando também estiver na cama.

O uso da cinta modeladora será em torno de 45 dias a 3 meses. Meias elásticas compressivas para prevenção de formação de coágulos, pode também ser utilizado drenos para a drenagem de líquidos acumulados no local operado. Orientações de higiene, curativos, alimentação, hidratação, receita com analgésicos, antibiótico e muitas vezes conforme a avaliação o uso de anticoagulantes para casa. Costumo também encaminhar o paciente para sessões de drenagem linfática, que irão variar conforme a sua necessidade em torno de 10 a 20 sessões.

Em caso de lipoaspiração associado a abdominoplastia, haverá algumas modificações nas orientações pós-operatórias. Lembrando que cada paciente é único e podem variar o número de dias de cada orientação conforme a avaliação, necessidade e a sua evolução pós-operatória.

A cirurgia plástica em si é um conjunto de técnica cirúrgica mais a cicatrização do indivíduo e os cuidados, a adesão às orientações pós-operatórias propostas por seu médico.     Gostaria de agendar uma avaliação? Entre em contato conosco.

CONTATO

Entre em contato